Tem certeza?

Tem certeza?

segunda-feira, 26 de julho de 2010

SITEOGRAFIA



  













   Meu professor certo dia pediu que eu fizesse um trabalho (o assunto não importa, era aquele tipo de coisa inútil que você só aprende pra não perder na matéria). Claro como o assunto era algo vago e inútil qualquer um poderia escrever 3 paginas apenas com suas próprias idéias. Contudo meu professor pediu a velha e boa: REFERENCIA BIBLIOGRAFICA.
  Vivemos em um mundo tecno-informacional-pseudo-supimpa-moderno-feliz e mesmo com o advento da internet, professores ainda insistem em solicitar aos seus alunos que se aventurem em meio a bibliotecas. Ou seja: eu teria de me enfurnar nela (mais uma vez)a fim de travar uma batalha épica com traças e ácaros pelo direito de usar livros, sem contar com o sistema de ordenamento no qual se encontram os livros (que infelizmente não posso exemplificar pois ainda não entendi) Enfim, uma jornada épica, complicada e chata, mas que deveria ser feita.
    Voltando a essa coisa exótica chamada INTERNET...Qual o problema que nosso amigos doutorandos tem com ela?Claro, eles dizem que a internet esta cheia de informações errôneas mas, o fato da informação que estar sujeita a erros faz parte de um processo maior.A informação estaria ao alcance de todos podendo, estando seus contribuintes certos ou não faz parte do processo. Como exemplo tem a Wikipédia. Imagine que uma pessoa colocasse que o céu è verde, a informação obviamente estaria errada, todavia como essa informação estaria à vista de diversos especialistas/conhecedores do assunto, eles logo modificariam o documento de forma que ele aponte que o céu è azul. E não parariam por ai, outros viriam a dizer o tom de azul, e outros mais diriam por que è azul e como se faz esse processo, e dessa forma dialética se construiria uma informação completa de que cor è o céu.
   Livros por outro lado não são nada dinâmicos...sujeitos facilmente a tornarem-se obsoletos.A informação do livro è estática, pode ate estar correta todavia ela não avança e se renova, ou seja pouquíssimos livros técnicos ou contemporâneo escritos na década de 90 poderiam servir para algo nos dias de hoje.
   Imagine que o céu mudasse de alguma forma para vermelho? A internet logo estaria ciente de tal informação e se atualizaria explicando o porquê e como este fenômeno aconteceu, mas, e os livros dos especialistas que nossos professores tanto cultuam?

Queria fazer aqui uma comparação dos passos para buscar referencias para um trabalho.


Através da biblioteca:
1-saio de casa
2-pego o carro
3-dirijo ate a biblioteca de minha faculdade
4-tenho que fazer o cadastro da biblioteca
5-procuro meus documentos para tirar Xerox
6-vou tirar uma Xerox
7-volto e faço o cadastro
8-entro na biblioteca e me perco( e a asma ataca)
9-peco ajuda ao bibliotecário pra procurar um livro
10- o bibliotecário me explica o método de catalogo do livros e eu não entendo porra nenhuma
11-acho os livros , mas os que tem la só podem ser usados para consulta no local (já me sentindo parte da família junto as traças)
12-copio algumas coisas com ma vontade e vou embora.

Através da internet:
1-Procuro no Google!
...
Poize pratico não?


Por fim fica ai o pensamento! A internet tem realmente tantas informações erradas? E ainda digo! Seriam os livros fontes de informações confiáveis frente a um mundo tão dinâmico?Minha asma agradece...

OBS:Poderemos por fim naquela porra que è escrever referencias bibliográficas seguindo normas ridículas da ABNT no anexo do trabalho.Ao invés disso postaremos apenas os links!

DEVANEMOS SOBRE ISSO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário